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9 dicas para fazer compras de forma segura



O evento anual esperado por milhares de consumidores, a “Black Friday”, também conhecida como “Black Week”, começou oficialmente essa semana (do dia 25 a 29 de novembro). Durante esses dias, comerciantes prometem ofertar produtos e serviços com descontos maiores do que o normal.



No entanto, atenção! É preciso se atentar para não cair em armadilhas. Assim, preparamos 9 dicas para que vocês possam ir às compras de forma segura. Vamos lá:



1 - Situação da loja: no site da Receita Federal (http://idg.receita.fazenda.gov.br/) é possível checar se as informações apresentadas pela empresa, como razão social e CNPJ, são as mesmas daquelas informadas no site. Desconfie se a situação cadastral da empresa estiver como “baixada”, “cancelada” ou “inativa”.



2 - Reputação da loja: pesquise se há queixas ou reclamações de consumidores em relação à conduta da loja, principalmente quanto à entrega e qualidade do produto. Sites como Reclame Aqui (www.reclameaqui.com.br) e Consumidor (www.consumidor.gov.br) auxiliam nessa busca de forma preventiva.



3 - Compare preços: Alguns sites disponibilizam ferramentas de comparação de histórico de preços a fim de checar as variações nos valores dados aos produtos pelo período de 1 ano: Buscapé (www.buscape.com.br), Zoom (www.zoom.com.br), Dicadepreço (www.dicadepreco.com.br), entre outros.



4 - Forma de pagamento: a forma de pagamento pode apresentar indícios de uma fraude. Sites que exigem apenas transferência bancária e boleto são suspeitos.



5 - Frete: verifique se o valor do frete foi elevado para compensar o desconto no produto.



6 - Guarde todos os documentos: nota fiscal, número do pedido, e-mails, protocolos são meios essenciais de prova. Se necessário for, faça um “print screen” (reprodução) das telas com as informações, principalmente, quando houver diferença no preço ofertado e no preço cobrado.



7 - Código de Defesa do Consumidor (CDC): o comprador tem os seus direitos resguardados pelo CDC, ainda que o produto ou serviço seja adquirido ou fornecido na temporada “Black Friday”. Qualquer violação ao direito do consumidor poderá ser denunciada aos órgãos de defesa do consumidor, bem como medidas judiciais poderão ser tomadas através do Ministério Público, Defensoria Pública e advogado especializado.



8 - Vício oculto: o prazo da garantia do vício oculto, que é aquele defeito não-aparente, e que somente é percebido em momento posterior ao uso do produto, passa a contar quando o consumidor constata o vício.



9 - Arrependimento: nas compras fora do estabelecimento comercial (pela internet ou por telefone), o consumidor pode desistir da compra em até 7 dias da aquisição ou do recebimento, sem qualquer motivação, e receber o dinheiro de volta.



O escritório Vargas & Navarro Advogados está à disposição para responder quaisquer perguntas sobre a Black Friday / Black Week.


Boas compras!

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