Buscar

Estabilidade pré-aposentadoria. Já ouviu falar?


A estabilidade pré-aposentadoria é um direito do empregado que está próximo de se aposentar de não poder ser dispensado por vontade do empregador, salvo por justa causa ou força maior. Normalmente, o período de estabilidade é de 12 ou 24 meses anteriores à aposentadoria.

Caso haja dispensa imotivada o empregado poderá ter reconhecida a nulidade da rescisão e ser reintegrado ao trabalho através de uma reclamação trabalhista perante a Justiça do Trabalho.

A estabilidade pré-aposentadoria não está prevista na CLT. Para saber se o empregado tem direito é necessário verificar nas convenções e acordos coletivos dos sindicatos das categorias e seus empregadores a existência da cláusula da estabilidade e seus requisitos.

O trabalhador saberá que está no período pré-aposentadoria ao calcular o tempo de contribuição. O mais seguro é procurar um profissional especialista em direito previdenciário da confiança do trabalhador para realizar esse cálculo.

Constatando a estabilidade, o empregado deve informar ao seu patrão, deixando registrado por escrito (e-mail, por exemplo). O empregador, em regra, desconhece o total do tempo de contribuição ao longo da vida do empregado. Por isso é importante haver uma comunicação clara entre empregado e empregador.

Vargas e Navarro

Escritório de Advocacia no centro do RJ

#previdência #inss

FALE CONOSCO

Endereço

Av. Presidente Vargas, nº 502, 19º andar

Centro - Rio de Janeiro/RJ - CEP:20.071-000

 

Email

faleconosco@vargasenavarro.com.br

 

Telefone

(21) 2263-4245 / 2223-2036 / 96411-5717

©2017 | VARGAS & NAVARRO - Advogados Associados

Advocacia no centro do RJ